terça-feira, 7 de setembro de 2010

Profiteroles ou Bombinhas de chocolate



Ingredientes

240 ml de água
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de sal
100 gr de margarina em temperatura ambiente
150 gr de farinha de trigo
5 ovos

Recheio de chocolate

2 gemas
45 gr de açúcar
360 ml de leite
15 gr (1 colher de sopa) maizena
2 colheres de chá de baunilha
2 colheres de sopa de chocolate

Modo de fazer: ( A massa )

Em uma panela de inox , coloque  a água,o açúcar,a pitada de sal, e a margarina. Leve ao fogo médio sem mexer até começar a ferver, retire a panela do fogo e adicione tudo de uma vez  a farinha de trigo peneirada e com uma colher de pau mexa bem e volte com a panela ao fogo médio, mexendo sempre. Deixe a massa secar até não grudar mais no fundo da panela. Quando formar uma fina camada no fundo da panela retire do fogo e deixe amornar.
Aqueça o forno em temperatura média 200 Cº.
Com a massa ainda morna  vá adicionando os ovos 1 a 1 mexendo vigorosamente até ficar completamente incorporados à massa.
OBS* Após  acrescentar o 4º ovo observe as condições da massa não deverá ficar mole demais, se não for necessário não acrescente o 5º ovo.
Unte um tabuleiro e com auxílio de um saco de confeitar ou um saco plástico coloque a massa e vá distribuindo no tabuleiro no formato desejado ( bombinhas ou profiteroles) dando espaço entre elas para não grudar uma nas outras.
Leve ao forno por 25 min ou até crescerem e secarem bem.


Modo de fazer: (  O Recheio )

Em um bowl coloque as gemas, açúcar, chocolate, apenas um pouco do leite e a maizena misture bem (reserve)
Leve uma panela ao fogo com o restante do leite e deixe ferver, após adicione a mistura do bowl, abaixe o fogo . Continue o cozimento mexendo sempre com uma colher de pau até oter um creme expesso não deixe  ferver para não"talhar" as gemas., junte a baunilha e misture bem. Retire do fogo deixe amornar mexendo de vez em quando para não criar uma película na superfície do creme.
Corte as bombinhas ou os profiteroles e coma ajuda de um saco plástico ou saco de confeitar adicione o creme e vá recheando.

Use fondant para cobrir depois de prontos.

Nenhum comentário: